sexta-feira, 11 de março de 2011

Visita a Casa Santa Zita

INTRODUÇÃO

Segundo dados do IBGE (1994), o número de brasileiros com 60 anos ou mais,em 1991, era de 10,7 milhões, correspondendo um contingente maior que a de vários países da Europa. A população de idosos até 2025 no Brasil crescerá dezesseis vezes contra cinco vezes a população total, sendo assim, o sexto país com maior população idosa.


Em parâmetros epidemiológicas, gera importantes desafios para o Brasil quando se trata do sistema da saúde dos idosos, que por fim são bem sensíveis. A população idosa vem crescendo rapidamente e com isso eleva à atenção  a todos para prevalência das doenças e gastos com saúde (BRASIL; 2003).

Quando chega à velhice, há um afastamento da vida social, onde os idosos encontram sentimentos que não podem ser compartilhados que chega a solidão e consequentemente podem acabar indo para um asilo. (BARTHOLO; 2003).

Em pesquisas realizadas por PRADO e PETRILLI (2002), ambos acreditam que o maior motivo da admissão de idosos em asilos é por grande falta de apoio e atenção das famílias, comportamento (distúrbios), condições precárias de saúde e por livre espontânea vontade.  





OBJETIVO

Este trabalho tem como propósito a percepção da qualidade e valorização da vida por idosas da Instituição Casa Santa Zita.

METODOLOGIA

O pátio foi enfeitado por um cartaz, balões e música, onde já se encontravam as idosas. À atenção e curiosidade de algumas com nossa chegada e ornamentação estavam destacadas nos olhares.

Após a preparação, foi dado início as atividades, dentre elas a oficina da memória, momento em que foi formada uma roda de bate papo para conhecermos um pouco da vida de cada uma delas com intenção de resgatar lembranças.

O desenvolvimento do trabalho ocorreu de forma descontraída onde foi possível a troca de experiências e momentos para fotos.

Quando foi acertada a visita, foi perguntada a instituição se havia necessidade de arrecadar doações, cuja resposta, foi que o uso de materiais para higiene pessoal é muito alto e seriam bem vindos. Portanto foi feito um kit higiênico contendo sabonete, creme dental, escova dentária que foi entregue a cada uma delas.

Mas, infelizmente não foi possível realizar a atividade no pátio por muito tempo devido à forte chuva que caia no momento, porém fomos encaminhados ao refeitório onde ficamos assentados e dando continuidade a nossa atividade.  


Kit Higiênico








DESENVOLVIMENTO

A instituição foi fundada em 1.954 como uma casa de apoio para empregadas domésticas que vieram de cidades do interior para Belo Horizonte com intenção de melhoria da qualidade de vida. Recebiam alimentação, um dormitório, treinamento e acompanhamento médico e psicológico. As casas de família contratavam essas mulheres por terem uma referência do lugar onde estavam, algumas quando optavam por sair do trabalho voltava para a casa de apoio até arrumar outro trabalho. Eram mulheres carentes, que a Igreja da Boa Viagem acolheu e fundou a Casa Santa Zita, onde hoje é conhecida como uma instituição que abriga vinte e seis idosas. Todas as idosas têm cuidados direcionados para sua necessidade, contando com uma equipe de sete profissionais da área da saúde, quatro  funcionarias que ajudam na organização da casa, juntamente com alguns voluntários dedicando atenção e empenho.  A sobrevivência financeira vem sendo mantida pela fundação de obras sociais da Paróquia Nossa Senhora Boa Viagem e também pela contribuição de voluntários.

É um local de fácil acesso, bem localizado, na região central conhecida com Funcionários. É uma casa ampla, bem dividida, bem arejada, paredes pintadas com cores claras, boa higiene, dormitório para uma ou duas pessoas, com televisão e frigobar, sendo que, as acomodações estão devidamente adaptadas de acordo com a necessidade das idosas, (corrimão nas escadas, rampas, elevador). Tem uma capela, e uma sala para atividades em grupo e individual. As refeições são preparadas por cinco cozinheiras da instituição com o acompanhamento de uma nutricionista que visa à qualidade de acordo com a necessidade de cada uma delas. 


Elevador

Fomos recebidos pela Irmã Marta, que nos conduziu até o pátio, onde estavam as idosas, e ali iniciamos nossa atividade com um bate papo para conhecimento e troca de experiências. Tanto funcionários quanto as idosas mostraram felizes com a nossa visita, pois é sempre bem vinda e de tamanha alegria.


Foto com a Irmã Marta

                                                         
Percepção de cada integrante do grupo a visita realizada a Casa Santa Zita.


Diante ao asilo, pude perceber o carinho que cada profissional e ajudante ali presente tem com as idosas.  Percebi que um simples gesto como apenas um bate papo, resgata um valor humano e eleva auto-estima do idoso.
Além disso, percebi que as idosas são muito bem cuidadas e a instituição tem um compromisso de tamanha seriedade, que fazem o possível a cada dia para alcançar melhor qualidade de vida a todas.
                                                                              
                                                                               Laura Cristina R. Silvestre

Foi uma experiência única ouvimos um pouco de suas histórias, entregamos um brinde e colocamos um forró para animar um pouco, a chuva atrapalhou mas acho que conseguimos passar a nossa mensagem e ouvirmos a mensagem delas também. A pessoa que mais marcou a minha visita foi a dona Luiza moradora da instituição falou uma coisa que a maioria não dão valor, mas mexeu muito comigo. Ela disse: “Valorize e aproveite a sua família porque a gente não sabe até quando vamos ter ela por perto”. Obrigada por essa experiência única.
                                                                             
                                                                               Rosilane Tomas

Pude ter uma, outra percepção sobre o asilo que, demonstrou uma afetividade, comunicação e compreensão com as idosas. Tive oportunidade de conversar com algumas idosas que relataram o asilo com muito afeto, e que foram para o asilo por vontade própria, que ressalta ainda mais o perfil do asilo.
                                                                                  Camila Gonçalves

Foi uma surpresa o que vi na Casa Santa Zita. São funcionários que realmente se preocupam com o bem estar dessas mulheres, e trabalham com o objetivo de melhor cada dia mais a qualidade de vida delas. Voluntários que levam carinho e companherismo e irmãs de caridade que procuram fazer desse asilo um verdadeiro lar para essas idosas.

                                                                      Ana Cristina de Carvalho Gomes

Depois da visita ao asilo sem dúvida passei a ter reflexos diferentes quanto a valores que, devido a nossa rotina se confundem com assuntos não tão importantes. Aquelas senhoras de vidas e semblantes sofridos nos deram exemplos e conselhos para jamais serem esquecidos. 

                                                                            Delson Miranda Viana


 CONCLUSÃO

Foi um trabalho gratificante para todos os integrantes desse grupo onde foi visível o quanto à sociedade é negligente com relação aos idosos. A valorização, empenho e compromisso com cada idosa ali presente eleva a auto-estima e proporciona uma satisfação imensa em saber que são bem acolhidas por todos da instituição. Mas por mais que elas tenham formado ali uma família, cada uma tem em si uma marca de solidão.



 REFERÊNCIA:

BARTHOLO, M.E.C.,  Revista de Mestrado em História, 2003;

BRASIL, Estatuto do idoso, 2003;

TELLES FILHO, P.C.P.; PETRILLI FILHO, JF.Causas da inserção de idosos em uma instituição asilar. Revista de enfermagem, Rio de Janeiro, 2002.



Nenhum comentário:

Postar um comentário